Sistema OCB-PI promove palestra no Festival do Peixe de Esperantina

O gerente do Sistema OCB-PI, Agnaldo Linhares, participou do Festival do Peixe de Esperantina com a palestra O Fomento da Piscicultura através do Cooperativismo, que ocorreu no dia 27 de julho. O evento foi organizado pela prefeitura junto com o governo do estado, que pretende criar a Central de Beneficiamento do Peixe, para construir uma cooperativa forte dentro do estado e facilitar a logística e comercialização do pescado piauiense.

De acordo com Agnaldo Linhares, a palestra foi muito importante para nosso estado e região, pois só em 2018 o Brasil produziu cerca de 722.560 toneladas de peixe (dados da Associação Brasileira da Piscicultura PEIXEBR) e uma grande parcela desse peixe veio de cooperativas. “A região sul e sudeste é muito forte. Eles começaram a enxergar o pescado como uma oportunidade também, porque o consumo de peixe vem crescendo no nosso país. Hoje o sul e sudeste já beneficia bem o pescado, mas o nosso estado tá precisando só desse impulso pra gente tomar uma produção maior e mais organizada”, afirma o gerente da OCB.

De acordo com o presidente da PESCOO, Adriano Kleiton, esse é um trabalho que vem sendo realizado há quatro anos na Câmara Setorial de Piscicultura que tinha como prioridade, criar uma Unidade de Beneficiamento do Pescado. O Território Entre Rios no município de Demerval Lobão foi beneficiado com essa Unidade e o governo vem buscando uma gestão que possa administrar tudo isso. “O plano inicial é que a PESCOO congregue os piscicultores, portanto está sendo preparado o Plano de Gestão e o Plano de Negócios para melhor comercialização do pescado e criação dessa Central”, afirma Adriano.

O município de Demerval Lobão que foi beneficiado, está implantando o S.I.M. (Selo de Inspeção Municipal) para produtos de origem animal. A Central irá implantar o S.I.E (Selo de Inspeção Estadual) e todo pescado que transitar por ela já sairá pronto para comércio tanto para o estado, prefeitura e afins, quanto para iniciativa privada.