Seminário de Cooperativas Educacionais discute os rumos da educação no cooperativismo

Discutir sobre a educação, seus novos rumos e como ela e o cooperativismo se aliam para formar cidadãos. Este foi o objetivo do Seminário de Cooperativas Educacionais que aconteceu neste sábado, 26 de outubro, no Gran Hotel Arrey, zona Leste de Teresina. Vinte cooperativas educacionais do Piauí atenderam ao chamado do Sistema OCB SESCOOP-PI e participaram do evento, que contou com especialistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente do SESCOOP-PI, Leonardo Eulálio, que falou sobre a importância de abraçar a causa do cooperativimso. “Abraçando esse sonho, ele vai ter um crescimento ainda maior. O cooperativimso é exatamente buscar a força do irmão, do vizinho, do cooperado para o crescimento de todos e a repercussão na sociedade”.

Abrindo o ciclo de palestras, Maurício Costa Berbel, da Alabama Consultoria Educacional, de São Paulo, falou sobre o conceito de processo de compra do serviço educacional, ou seja, como as famílias fazem essa jornada até a escolha da escola dos filhos. Ele abordou com a palestra “Marketing educacional – como manter e conquistar alunos”.

Trouxemos um levantamento que está permeado em pesqusias com famílias de alunos novos, que mudaram de escola de um ano para o outro. Vamos aprofundar a análise de cada etapa da procura dessas famílias pela escola dos filhos e explorar as oportunidades das cooperativas educacionais para um processo de marketing melhor. Avaliamos desde a procura dos pais na internet, até a prestação de serviços e como as escolas podem exercer melhores práticas para fidelizar e conseguir mais alunos”, disse o consultor Maurício Costa.

Do Sistema OCB SESCOOP-PI em Brasĩlia, da equipe de Relações Institucionais, Eduardo Lima Queiroz abordou “O cenário atual e o futuro do cooperativismo”. Ele palestrou sobre tendências do cooperativismo, o contexto das cooperativas no Brasil e no mundo. São 6,8 mil cooperativas no Brasil, representando mais de 14 milhões de cooperados que são motor de desenvolvimento na economia e participação social.

Representando o SESCOOP no Rio Grande do Sul, Ubiracy Ávila falou sobre as experiências vividas nas cooperativas do Sul do país que são referência para outros Estados. Ela estava acompanhada da ex-aluna cooperada Rafaeli Vrielink. “A nossa proposta foi mostrar as nossas vivências junto às cooperativas do Rio Grande do Sul, que hoje são 116 e envolvem mais de três mil jovens. São resultados que são possíveis de acontecer e que mudam o aluno, o professor e comunidade. Esse modelo está acontecendo no Brasil e também em outros lugares do mundo como Moçambique e Barcelona”.

Vanderlei Casal Paes, da Sicredi, falou sobre a importância do intercooperativismo e dos exemplos de sucesso que acontecem no país e agora no Piauí, na cidade de Barras, onde um projeto de energia solar está sendo implantado na cooperativa educacional da cidade e envolve três cooperativas.