O Sistema OCB/Sescoop-PI levou 12 representantes de cooperativas para participarem do Primeiro Seminário Nacional de Cooperativas Educacionais, realizado na última quarta-feira, 24 de julho, em Brasília-DF. O evento foi promovido pelo Sescoop Nacional e teve como objetivo fazer com que as cooperativas estejam alinhadas e conhecedoras dos processos de inovação dentro do cenário educacional do país.
Esse, que foi o primeiro seminário direcionado para o Ramo de Cooperativas Educacionais, teve como foco a gestão e inovação do negócio da cooperativa educacional e foram abordados três temas importantes. A Gestão do Negócio Cooperativo, onde os instrutores trataram da importância de uma boa gestão de escola, mostrando também fragilidades desse negócio que agora está concorrendo com as prefeituras, que estão implantando modelos educacionais de forma mais profissional em todo o país. Outro item foi a Gestão da Inovação do Ambiente Escolar, onde as cooperativas devem se atentar ao novo cenário definido pelo MEC, com as novas diretrizes que foram instituídas nacionalmente e as cooperativas educacionais devem buscar sua adequação e inovação bem como a construção de sua grade curricular se adequando às novas normas e diretrizes educacionais do país. Além disso trataram sobre o cenário educacional e atividades de alinhamento estratégico.
“As cooperativas têm uma necessidade de se autoconhecer, conhecer seu potencial, valores, nicho organizacional para poder estar nesse cenário competitivo. O Sistema OCB/SESCOOP-PI é importante na congregação das cooperativas piauienses de uma forma que as unidades estaduais possam estar dando se organizando de forma coletiva ”, afirma o superintendente do Sescoop-pi, Arimatéa Costa.
Foi abordado também as dificuldades do exercício da profissão do professor, não só pela importância comparado com a não valorização desse profissional no mercado, tendo em vista a necessidade dele para a formação de todos os outros profissionais de todas as áreas.
O representante do Ramo Educacional no Piauí, Francisco Barras, afirma que a programação do evento foi toda voltada para a inovação da gestão cooperativa e para o fortalecimento dos diferenciais que esse modelo de negócio representa. “Ressaltamos a importância do apoio e incentivo do Sistema OCB/Sescoop-Pi às cooperativas participantes do evento”, conclui.