Tem inicio nesta sexta-feira, 11, a XXIV Olimpíada da CEAPI (Cooperativa Educacional de Amarante). O evento, já tradicional na cidade, começou como um interclasses e, em sua terceira edição, em 1996 – quando houve participação de escolas municipais, estaduais e particulares- a organização notou as proporções que o evento estava tomando.
Com recordes de participação em 2015 e 2018, com 1.010 e 1.500 alunos, respectivamente, as Olimpíadas da CEAPI chegaram a abranger a macrorregião de Amarante, com o deslocamento de mais escolas para o local.
André Françy, 39, professor de História e um dos organizadores do evento desde 2002, destaca o esporte é um importante componente na educação da criança e do jovem. A vice-diretora da CEAPI, Audenira de Góis Oliveira, 45, divulga que o projeto realizado todos os anos têm como tema em 2019 o mote “Criatividade e Cooperação: a contribuição do cooperativismo no desenvolvimento integral do aluno protagonista”.
José de Arimatéa da Costa, Superintendente do Sistema OCB Sescoop-PI ressalta a significativa participação do Sistema em mais uma edição das já tradicionais Olimpíadas, que constitui o quadro de atividades da cooperativa há 24 anos.
“Como não é diferente, o Sistema OCB Sescoop-PI está apoiando mais esta atividade, que vem contribuir para o fortalecimento da cooperativa junto à sua comunidade. Estamos enviando representantes, para que as pessoas tenham a certeza que são apoiadas pelo Sistema , como também estamos apoiando financeiramente este projeto para seu melhor desenvolvimento”, disse José de Arimatéa.