O gerente do Sistema OCB/SESCOOP-PI, Agnaldo Linhares, está nesta segunda-feira, 2 de março, em Fortaleza (CE) onde participa do encontro para a formalização do Acordo de Cooperação entre o Banco do Nordeste e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para fomentar o cooperativismo nordestino. O encontro contou com a participação de representantes de OCB’s do Nordeste.
Segundo Agnaldo Linhares, foi apresentado pela OCB/SESCOOP Nacional o formato de atuação do sistema na representação e fomento do cooperativismo, dando ênfase aos números e a representatividade do agronegócio e agricultura familiar para o país.
“Foram apresentadas as ações continuadas do sistema na educação profissional e acompanhamento da gestão dos negócios cooperativistas”, disse o gerente.
O Banco do Nordeste expôs a minuta do pacto de cooperação, frisando os principais objetivos para avançar, através da coletividade cooperativista, mostrando as obrigações das partes. Em especial, no direcionamento a ser feito pela OCB e na capacitação e acompanhamento da gestão, tanto para as cooperativas como para os técnicos do BNB pelo SESCOOP.
O presidente do BNB da Região Nordeste, Romildo Rolim, mostrou-se otimista, entendendo a necessidade da implantação do pacto de cooperação com o Sistema OCB, visando o desenvolvimento do cooperativismo de forma que alcance os objetivos de crescimento do negócio e dos cooperados.
“Ele se entusiasmou principalmente com a política de crédito. Disse ainda que é preciso passar uma borracha no passado para atender às novas prerrogativas do presente de forma organizada”, avalia Agnaldo Linhares.
Ficou alinhada a assinatura do pacto no dia 9 de março com todos os presidentes dos Sistemas OCB’s com o Banco do Nordeste e paralelamente um planejamento para o agendamento das visitas em todos os Estados do Nordeste.