COOPSOL desenvolve projetos de energias renováveis em parceria com mais cooperados

O Piauí tem evoluído cada vez mais no aproveitamento de energias renováveis, como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica. Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala, através de parques e usinas solares.

Seguindo esta tendência mundial, a Cooperativa de Energia Elétrica Renovável, Telefonia e Desenvolvimento Sustentável do Piauí (COOPSOL), desenvolve projetos de que envolvem vários tipos de energias: convencional; fotovoltaica; eólica; térmica e biogás, além de telefonia e desenvolvimento sustentável.

De acordo com o presidente da COOPSOL, Raimundo Martins, a cooperativa presta serviços para toda a comunidade, pessoas físicas e jurídicas, e tem abrangência nacional. “Hoje estamos com um projeto de energia solar na cidade de Picos que está sendo concluído”.

O projeto de maior destaque hoje, na COOPSOL está sendo desenvolvido na Cooperativa Educacional de Barras (COEB). “Ele reúne três cooperativas ao mesmo tempo. Será um gerador de energia com subestação solar e aérea que já está montada. Sua execução começa em outubro”, disse Raimundo Martins.

Os projetos estão sendo apresentados em várias cidades do Piauí, Maranhão e a perspectiva de serviços é imediata.  O Piauí está em segundo lugar como o estado do Nordeste que possui mais fontes renováveis na matriz energética. A perspectiva é que o Estado passe por um avanço ainda maior nos próximos anos.