Como Montar uma Cooperativa

QUER FAZER NEGÓCIOS DE UMA FORMA MAIS JUSTA E SUSTENTÁVEL?

Então você é um forte candidato a ser cooperativista. Montar uma cooperativa é criar uma grande rede onde todo mundo ganha: as pessoas, o país e o planeta. É transformar a relação emprego-salário na relação trabalho-renda, e compartilhar os resultados com quem ajudou a construí-los. E nós, do Sistema OCB, estamos aqui para ajudar a transformar esse sonho em realidade.

  1. REUNINDO O GRUPO

    Em geral, uma cooperativa precisa de, no mínimo, 20 pessoas para ser constituída. Mas no caso das cooperativas de trabalho ou produção, 7 pessoas são suficientes. Quando tiver formado o grupo, procure a unidade do Sistema OCB do seu estado para saber se ele está alinhado aos princípios cooperativistas e se existem outras cooperativas fazendo a mesma coisa. Quem sabe não vale a pena se unir a elas para construir algo ainda maior?

  2. CRIANDO UM PLANO DE NEGÓCIOS

    Antes de abrir qualquer negócios, é fundamental fazer um estudo de viabilidade ecônomica e social do mesmo. Qual será a expectativa de receita? Quais os custos envolvidos? De onde virá o dinheiro para montar a cooperativa? Todas essas perguntas, precisarão ser respondidas. Mas não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo. Ligue na unidade do Sistema OCB do seu estado e conte conosco.

  3. DEFINIÇÃO DAS REGRAS

    Definido o plano de negócios, o grupo de fundadores deve elaborar uma proposta de estatuto para a cooperativa. Este documento deve conter as informações básicas da empresa, como o endereço da sede, a distribuição das cotas, a política de entrada e de saída dos cooperados, as regras de eleição da diretoria etc. E como estamos falando de cooperativismo, a proposta deve ser votada e aprovada pela maioria.

  4. FUNDAÇÃO DA COOPERATIVA

    Este é um momento muito importante na estruturação da cooperativa: a convocação da Assembleia Geral de Constituição e a reunião que irá formalizar a fundação da cooperativa. Nela, serão eleitos os dirigentes e os componentes do conselho fiscal. Também serão definidos o prazo dos mandatos e o valor do capital social, entre outros assuntos fundamentais, como a redação da ata de constituição.

    * Todos os fundadores da cooperativa precisam estar presentes e assinar a ata de Assembleia Geral de fundação da cooperativa. Neste momento, a cooperativa deverá se registrar na OCB, conforme previsto na Lei Geral das Cooperativas.

  5. FORMALIZANDO A COOPERATIVA

    Após a Assembleia de Constituição, sua cooperativa já existe, mas ainda não está autorizada a atuar no mercado. Para isso, você precisará de dois registros: um junto à Receita Federal e outro obtido na Junta Comercial do seu município. É o famoso CNPJ, exigido por lei de toda Pessoa Jurídica. No caso das cooperativas, esse registro depende da entrega de alguns documentos:

    PARA A RECEITA FEDERAL
    • Ficha cadastral e ficha complementar (CNPJ).
    • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência de todos os diretores.
    • Lista dos associados.
    PARA A JUNTA COMERCIAL

    Quatro vias da Ata de Assembleia Geral de Constituição e do Estatuto. Todas as páginas são rubricadas por todos os associados fundadores O Sistema OCB recomenda que você consulte a Junta Comercial do seu estado para saber quais outros documentos que serão necessários.

  6. HORA DE TRABALHAR

    Pronto. Agora é colocar em prática tudo o que foi planejado! Seguindo direitinho o plano de negócios, com base em uma gestão profissional e competente, sua cooperativa vai gerar renda para os cooperados, melhorando a vida de toda a comunidade. Afinal, cooperativismo é isso: a união de pessoas em busca de um mundo mais justo, feliz e com melhores oportunidades para todos.