O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está próximo. As provas acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro. Alunos do Ensino Médio, em especial aqueles que estão em seu último ano, vêm sentindo a ansiedade da prova que se aproxima. Afinal, o ENEM é a porta de entrada no esperado ensino superior.
Notando a tensão dos alunos e a ansiedade pré-exame, a Cooperativa Educacional de Teresina (CET), localizada no Mocambinho, zona Norte de Teresina, realizou na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, uma palestra motivacional para 20 alunos que farão o Exame. O momento teve início com a fala do presidente da cooperativa, professor Bernardo Cavalcante.
Em seguida, a psicóloga Cleane Melo deu continuidade ao evento, abrindo à temática. Uma série de dinâmicas e conversas sobre a necessidade de manter a serenidade nos períodos da prova foram levantadas.
Rosilda Oliveira Castelo Branco, 58, diretora pedagógica da instituição, disse que a palestra é motivacional e acolhedora, pois, ao mesmo tempo, o alunado aproveita a oportunidade para tirar dúvidas, o que é essencial. Para ela, a participação do Sistema OCB Sescoop-PI é essencial na construção de eventos que visam a formação dentro das cooperativas.
“O Sescoop-PI é um parceiro bem presente. Sempre que há necessidade de apoio do sistema, principalmente quando se trata de formação continuada, é certo que seremos atendidos”, disse a diretora pedagógica.
Alunos vivem a tensão pré-prova
A estudante Ângela Maria Arraes Lima, 18, cursa o 3º ano do Ensino Médio e fará o Exame nos próximos dias. Há 16 anos estudando na cooperativa, a adolescente conta o quão importante é ter uma formação que se desenvolve desde o começo de sua vida escolar.
Ângela Maria pretende cursar Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para ela, a proximidade com o corpo docente é fundamental, pois cria vínculos e demonstra a importância do ensino.
Outras programações
Além da palestra motivacional, a CET organiza uma série de eventos no intuito de contribuir e minimizar a tensão dos alunos. Uma revisão de matemática, construída em parceria com a Universidade Maurício de Nassau está programada. Ampliando as perspectivas, uma sessão de Musicoterapia e Oficina de Zumba compõem o quadro de programações da Cooperativa e serão realizadas no dia 30 de outubro.