Cooperativa de Catadores de Lixo em Oeiras discute registro no Sescoop/PI

O Sistema OCB/Sescoop-PI esteve em Oeiras, no mês de agosto, para reunião com catadores de lixo de uma cooperativa do município, que recebe apoio logístico da Prefeitura. A reunião, que teve como objetivo o registro da cooperativa no Sistema, contou com a presença do superintendente do Sescoop-PI, Arimatéa Costa, cooperados e o assessor da cooperativa, Luiz Meneses.

A Prefeitura de Oeiras, apoiando a iniciativa dos catadores, realizou o comodato de um terreno próximo ao aterro sanitário onde foi construído um galpão, realizada doação de uma máquina de prensagem, trituração e uma balança para os cooperados.

De acordo com o superintendente do Sescoop-PI, Arimatéa Costa, falta apenas a formalização da cooperativa no Sistema para que possa haver o melhor aproveitamento, com o intuito dela ser futuramente vinculada à Central de Cooperativas de Catadores. “A ideia é que esta Central seja responsável por comercializar toda a produção, não só desta, como das demais cooperativas já registradas no sistema, ou em processo de registro”, afirma.

Arimatéa Costa observa que os catadores que já estão fazendo seu trabalho nessa área cedida pela prefeitura, tiveram renda per capita dobrada. “O que antes era 380, 400 reais, hoje em dia chega em torno dos mil. O que significa dizer, que com a formalização dessa cooperativa, os catadores terão uma oportunidade maior de ter o comércio do seu material feito em larga escala pela central, aumentando ainda mais seu poder de ganho”, conclui o superintendente.