Cooperativa de agricultores recebe visita do Sistema OCB/SESCOOP-PI

A reunião com os associados da Cooperativa Frutos Daqui, localizada no município de José de Freitas, ocorreu no mês de agosto, e teve como intuito fazer o levantamento de produção, para que eles possam aderir ao processo de vendas para merenda escolar de Teresina. Isso faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que diz que 30% da merenda das escolas deve ser adquirida na produção de agricultura familiar.

O superintendente do Sescoop-PI, Arimatéa Costa, conta que a reunião foi com associados e o pessoal ligado à cooperativa, que também produz junto à ela. “Descobrimos que boa parte das pessoas lá produzem hortaliças, e que essas hortaliças não têm seu preço real de mercado, porque são vendidas na porta de casa, ou porque o atravessador chega e compra por um valor menor para vender mais caro ao consumidor. Nosso intuito é fazer com que ela passe a ter valor de venda para merenda escolar e o excedente para vender no mercado formalmente”, afirma.

O atravessador é o intermediador entre o produtor e o consumidor final e não tem compromisso na base produtiva. Para ele, é melhor que se compre o produto por um menor preço e na venda o valor desse mesmo produto aumente, sua preocupação é com seu lucro pessoal. 

Por conta disso, a venda formal é mais segura para o produtor. De acordo com Arimatéa, um grande problema do produtor rural é não ter organização para o mercado. A intenção do Sistema é, de acordo com o superintendente, fortalecer na base para que o agricultor possa oferecer seus produtos de forma constante.