A Cooperativa Educacional Frei Henrique, CEFHE, localizada em São João do Piauí, realiza entre os meses de setembro e outubro o evento “Lixo: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar”, com a comunidade escolar.
Com a grande quantidade de lixo produzido cotidianamente na sociedade, a CEFHE busca refletir em conjunto com alunos, professores, funcionários e comunidade sobre questões como o consumo desenfreado, desperdício, reaproveitamento e reciclagem. Com um ciclo de palestras e ações que vão desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, a Cooperativa busca engajar sua comunidade em torno do debate, considerado fundamental.
Cynara Damasceno, diretora da escola, a reflexão sobre qual o destino de todo o lixo produzido pela sociedade suscitou o debate. “Pretendemos, a partir dessa reflexão, fazer com que os alunos partam para ação, separando o lixo da escola, buscando uma melhor forma de descarta-lo e, disseminar esse conhecimento para a comunidade”, afirma.
A ação da CEFHE, cooperativa integrante do Sistema OCB Sescoop-PI, foi destaque nacional na Revista Dia de Cooperar.
A inquietação sobre a grande produção de lixo começa com uma demanda da própria escola. “Nós percebemos que alguns ambientes de convivência da escola tinham um volume enorme de lixo, produzido pós-recreio”, afirma Sanda Maria dos Santos, coordenadora do Ensino Fundamental II. O olhar voltado para o próprio ambiente escolar, fez com que o projeto fosse pensado. “Repensar o lixo que nós produzimos e como devemos trabalhar com isso”, conclui.
Para o Sistema OCB Sescoop-PI, o projeto destaca-se por tratar da sustentabilidade, tema discutido mundialmente. Arimatéa Costa, Superintendente do Sistema no Piauí, destaca-se a relevância da ação construída no âmbito da Cooperativa. “Para nós, enquanto Sistema, a importância de termos uma Cooperativa Educacional tratando desse assunto, demonstra a preocupação que temos com nossa base”, afirma o Superintendente.
“Entendemos como de boa prática e apoiamos esse projeto, como outros que venham nascer com este ideal de preservação do meio ambiente, para diminuição do impacto ambiental através da utilização de material reciclável”, conclui.