Base Nacional do Ensino Médio e o Novo Ensino Médio foram discutidos no Seminário das Educacionais

A Base Nacional do Ensino Médio e o Novo Ensino Médio foram os temas que foram discutidos no período da tarde, durante o Seminário de Cooperativas Educacionais do Piauí, que aconteceu neste sábado, no Gran Hotel Arrey.

O professor-doutor Júlio César Furtado, do Rio de Janeiro, fez uma rica palestra onde abordou “A BNCC na prática – Desafios e possibilidades”, que teve como foco a BNCC, procurando mostrar o sentido dela existir e a necessidade de sua implanatação no país. Foi destacada a estrutura desta nova base e quais serão os principais desafios para que ela aconteça em cada sala de aula.

“Focamos nos princípios pedagógicos e as transformações nas práticas que precisarão ser feitas pelos professores”, disse Júlio César Furtado.

A consultora e especialista em Currículo Escolar, Tereza Sotero, de Teresina, falou sobre as mudanças da Base Nacional Curricular e as mudanças que vão haver no novo currículo, que são grandes desafios. Mudanças de carga horária, estrutura organizacional são alguns dos pontos que foram debatidos. “O jovem é o protagonista do ensino, já que ele vai esolher o que quer ou não estudar”.

O presidente da Cooperativa Educacional de Barras (CEB), Antônio Francisco de Araújo, falou sobre a relevância do seminário para o contexto atual e os temas propostas são os grandes desafios que as cooperativas educacionais do Piauí estão enfrentando. A ideia do evento surgiu a partir das discussões com os presidentes de cooperativas.

“A programação visou dar um suporte para as cooperativas em relação a profissionalização do marketing, como também a implantação do novo currículo integrado, da BNCC do Ensino Médio. Foram profissionais de altíssimo nível que trouxeram grande conhecimento para as cooperativas. Está de parabéns o SESCOOP do Piauí pela realização do evento”, disse Antônio Francisco.