Em matéria do Bom Dia Brasil, exibida no dia 6 de setembro, o sistema cooperativista é citado como setor econômico com crescimento de 20% de vagas nos últimos quatro anos. São quase 7 mil cooperativas no país e a forma de organização cooperativista reúne grupos com os mesmos interesses para trabalhar de forma conjunta.
Os dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) aponta que em 2014 foram 361 mil empregados em cooperativas, já em 2018 esse número subiu para mais de 425 mil, um crescimento de quase 18%. O setor responde por quase 10% dos postos de trabalho no mundo e as cooperativas de crédito e de saúde puxaram o aumento de vagas no Brasil, no último ano.
“As cooperativas são administradas com menos custo, com mais simplicidade e muito mais eficiência. É por isso que as cooperativas conseguem o êxito”, afirma o presidente da Organização das Cooperativas de Minas Gerais, Ronaldo Scucato.
Um bom exemplo do sistema cooperativista foi mostrado na matéria. A primeira cooperativa de crédito de Belo Horizonte foi inaugurada há apenas quatro meses e dos nove contratados, sete são moradores da região. “Nós somos nicho de mercado e como nicho de mercado, nos preocupamos com as características daquela comunidade, daquelas pessoas, para trazer soluções adequadas para aquele perfil”, pontua o gerente de comunicação do Sicoob, João Henrique do Couto.
Confira a matéria:
https://globoplay.globo.com/v/7901846/