O Sistema OCB/SESCOOP-PI visitou, no dia 12 de junho, cooperativas que trabalham com reciclagem no município de Floriano. No aterro sanitário da cidade, onde todo o lixo da cidade que é recolhido de forma pública é jogado, 25 famílias trabalham catando e selecionando o material para venda.
Floriano possui duas cooperativas de catadores, parte do pessoal da Cooperativa de Reciclagem de Material de Construção estava presente durante a visita. No Bairro Alto da Guia se localiza a COOCAMFLO, cooperativa constituída com o apoio do Banco do Brasil.
A COOCAMFLO tem sede própria, galpão, área para seleção do material, prensa para a compactação do lixo para comercialização. Além disso, está fazendo uma parceria com uma empresa para iniciar processo de reciclagem de óleo vegetal e óleo automotivo.
De acordo com o superintendente do Sescoop-PI, Arimatea Costa, já está previsto um treinamento e uma próxima reunião com o Conselho de Administração da COOCAMFLO. “No quadro social há pouca visão de gestão quanto ao processo de seleção e venda de forma mais coletiva, o atravessador praticamente compra pelo valor que ele quer, ele não consegue quitar o preço ainda. Iremos nos reunir junto à eles pois enxergamos uma vontade de se organizar e crescer como Cooperativa”, afirma o superintendente.