Campanha “Síndrome de Down – Coopere com essa causa” encerra com entrega de doação à APAE

O Sistema OCB/Sescoop-PI, em parceria com as Cooperativas de Táxi em Teresina, doaram nesta quarta-feira, 6 de novembro, o total de R$ 10 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da capital (APAE). A quantia foi arrecadada na campanha: “Síndrome de Down – Coopere com essa causa”, que aconteceu durante o mês de outubro.

O auditório cheio da Igreja Filadélfia, localizada ao lado da APAE, no bairro Piçarra, zonal Sul de Teresina, refletiu a empolgação dos beneficiados com a campanha. Crianças assistidas, funcionários da instituição, diretores, pais e mães participaram do momento da entrega para a instituição, que sobrevive de doações.

“É extremamente gratificante estarmos aqui hoje, concluindo essa ação coroada com mais uma prestação de serviço. A APAE é uma instituição de várias décadas e é extremamente importante doarmos. Queremos agradecer a todos os taxistas, que trabalharam diuturnamente na campanha. A pessoa que doa está sempre mais alegre que aquele que recebe”, disse o presidente do SESCOOP/PI, Leonardo Eulálio.

A presidente da APAE, Cristiana Gardênia Modesto de Carvalho, agradeceu a todos que participaram da inciativa e ainda a sociedade que contribuiu, usando os táxis, para que a doação fosse significativa. “Obrigada a todos que contribuíram de todas as formas. Hoje, atendemos 600 pessoas que precisam muito de ajuda”.

Rui Sousa Queiróz, 45, pai de  Lorena Queiroz, assistida pela Associação, afirma que o evento foi essencial na manutenção do trabalho desenvolvido na instituição. “Foi de grande importância, pois a instituição em si tem um grande trabalho e é pouco auxiliada. É perceptível o grande trabalho que há aqui e a campanha se destaca principalmente nesse quesito”.

Taxistas das quatro cooperativas participantes e que doaram um percentual de cada corrida para a instituição também estiveram no auditório, são elas: Rádio Táxi, Piauí Táxi, Tele Táxi e COTATERO.

Para Jenison Lopes, presidente da COOTATERO, a campanha tem a capacidade de demonstrar para os usuários de Teresina que os taxistas, além da rotina de trabalho, se voltam para o social. “Além de envolvermos nossos cooperados, integramos a população como peça fundamental, pois, foi ela que nos possibilitou arrecadar os recursos”.

“Os cooperados, filiados e associados abraçaram a causa”, com este sentimento, José Luís Carvalho, presidente da Tele Táxi resume os 30 dias em que os taxistas estiveram nas ruas, captando, a partir de cada corrida, os valores que foram repassados à APAE. “Nós estamos muito felizes, pois, fizemos a arrecadação em conjunto com as outras cooperativas para essa festa tão bonita e a entrega deste cheque”, afirmou José Luís.

Raimundo Bezerra, presidente da Cooperativa Rádio Táxi, destaca o papel fundamental de ações que visam o interesse na comunidade, um dos sete princípios cooperativistas. “A minha percepção é que todos os cidadãos devem fazer sua parte, doando parte daquilo que tem para campanhas como essa. Essa experiência foi muito válida. É necessário  que façamos mais ações deste tipo”.

A conscientização da população sobre as crianças portadoras de Síndrome de Down e as atividades em prol desse público nortearam a ação da Piauí Táxi e seus cooperados. Para Pedro Ferreira, presidente da Cooperativa, esse trabalho ganhou destaque. “Esta foi uma das atuações mais importantes que tivemos. À vezes a comunidade não tem conhecimento sobre o público que tratamos, então, quando distribuíamos os panfletos e falávamos sobre a campanha as pessoas já se interessavam”, destaca. Para Pedro, a importância não se deu somente na arrecadação, mas, principalmente, tocou o lado mais humano de todos que participaram.