O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) foi fundado aos 28 de dezembro de 1902, na cidade de Nova Petrópolis-RS, por Theodor Amstad, é a primeira instituição financeira cooperativista. Hoje, congrega mais de 26 mil colaboradores, quatro milhões de associados e têm atuação em 22 estados e o Distrito Federal.
No Piauí, o Sicredi tem atuação em 35 municípios dentre os quais: Teresina, Floriano, Picos, União, Parnaíba e Campo Maior. Contando com dois mil cooperados hoje, no Estado, o Sistema de Crédito Cooperativo apresenta-se como opção de uma nova relação entre as instituições financeiras e os clientes. A procura pela desburocratização desse relacionamento é horizonte da Cooperativa.
Para Marco Aurélio Rufino da Silva Filho, 44, presidente do Conselho de Administração do Sicredi –PI, ser membro do Conselho de uma cooperativa é de extrema importância para melhorar enquanto profissional. “O aspecto de conhecer diversas realidades, por conta da atuação nacional do Sicredi, nos encontramos com regularidade com outros conselheiros de outros estados. Assim, conseguimos perceber realidades de outros estados e trazer boas oportunidades para nosso estado”.
Com crescimento de 13,95% até outubro, o Sicredi avança para além dos produtos e serviços. Hoje, em 209 cidades brasileiras, a cooperativa é a única instituição financeira, logo, caminha na contramão das instituições financeiras que fecham suas agências em localidades com população menor.
Como um dos sete princípios do Cooperativismo, o Sicredi busca atuar na Intercooperação, organizando assim, um ambiente cooperativista mais forte, à procura de crescimento. No Piauí, o maior exemplo é a Intercooperação para construção de Parque de Energia Solar da Cooperativa Educacional de Barras (COEB), uma parceria entre o Sicredi, a COEB e a COOPISOL – Cooperativa de Energia Elétrica, Renovável de Telefonia e Desenvolvimento Sustentável do Piauí – responsável da construção e montagem do parque.