Formada a Cooperativa dos Irrigantes do Caldeirão de Piripiri

O cooperativismo ganha força na agricultura do Piauí. No dia 4 de outubro foi realizada reunião para a constituição da Cooperativa dos Irrigantes do Caldeirão de Piripiri, cidade localizada ao Norte do Estado.

A reunião contou com a presença do superintendente do Sistema OCB SESCOOP/PI, José de Arimatéa da Costa Silva, que falou sobre a importância da formação de uma cooperativa para facilitar, entre outros, a comercialização dos produtos.

Segundo a consultora de empresas Débora Souza Oliveira, uma nova assembleia está marcada para o dia 5 de novembro. Esses agricultores vão fazer parte da Cooperativa Central da Agricultura Familiar. Eles vão contar com o apoio da logística da Central, o que vai trazer grandes benefícios.

“A central de cooperativas organiza e apoia as singulares em suas atividades, favorece a aquisição de insumos e comercialização dos produtos das cooperativas, de modo a facilitar os processos de compra e venda”, disse Débroa Souza Oliveira.

São mais de 40 produtores que, reunidos, produzem melancia, feijão e milho no perímetro irrigado do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

A consultora informou que, nesta segunda-feira, 28 de outubro, participou de uma reunião na cidade de José de Freitas com produtores da agroindústria de beneficiamento de frutas para a produção de polpas. Essa cooperativa também fará parte da Central de Agricultura Familiar.